19 de outubro de 2019
PUBLICIDADE
Chiquinho Sorvetes 01
Chiquinho Sorvetes 01

Com UTIs superlotadas, Santa Casa pede socorro ao governo

PUBLICADO DIA: 24/07/2019
POR: Portal Juranda

Com as 13 vagas das UTI Adulto e as 11 da Neo Natal todas ocupadas, a diretoria da Santa Casa de Campo Mourão tem sido obrigada a improvisar leitos para atendimento de urgência e emergência de pacientes levados pelo SAMU. Por conta dessa situação crítica, a direção solicitou ao deputado estadual Douglas Fabrício o agendamento urgente de uma audiência com o secretário estadual de Saúde para tentar solucionar o problema.


“Todo fim de semana estamos notificando o SAMU para que não traga pacientes porque não temos vagas, mas eles continuam trazendo. Estamos sendo obrigados a improvisar, mas isso também tem limite e para piorar, o hospital não recebe por isso”, explicou o provedor do hospital, Getúlio Ferrari Junior.
Segundo ele, na manhã desta quarta-feira (24), quatro pacientes estavam entubados no Pronto Atendimento. “Ali não é para isso, mas se não fizermos isso a pessoa vai morrer”, lamenta, ao ressaltar que é necessária uma ação urgente do Estado para aumentar o número de vagas de UTI. “Não é como quebrar uma cadeira que se você não consertar hoje conserta amanhã ou depois. Aqui é vida, se não consertar hoje, amanhã morre”, enfatizou.
Getúlio citou até o caso recente de um paciente de Ubiratã, vítima de queimadura, levado até a Santa Casa em vez de ser encaminhado para o hospital especializado em Londrina. “O SAMU não poderia ter trazido para cá e a pessoa acabou morrendo. Em nenhum lugar do mundo pode ser admitido que a pessoa morra dentro do hospital por falta de atendimento”, argumenta.
Segundo ele, além do pagamento de AIHs (Autorização para Internamento Hospitalar), atualmente o Estado repassa R$ 550 mil/mês via convênio com o hospital. “Este ano o valor da parcela aumentou, mas precisamos melhorar as condições estruturais”, complementou, ao lembrar que a Santa Casa atende toda a região, apesar de não ser, de direito, um hospital regional.

por Valdir Bonete

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Juranda