25 de janeiro de 2020
PUBLICIDADE
Chiquinho Sorvetes 01
Chiquinho Sorvetes 01

Pesca na bacia do rio Piquiri pode ser liberada nos próximos dias

PUBLICADO DIA: 11/03/2019
POR: Portal Juranda

A pesca na bacia do rio Piquiri deve ser liberada nos próximos dias. Esta é a expectativa do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Técnicos do escritório do IAP de Toledo e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente sobrevoaram de helicóptero quase 80 quilômetros do rio e não constataram a presença de peixes mortos.

A proibição começou em 22 de fevereiro – após serem encontradas cerca de 50 toneladas de peixes mortos – e foi uma medida tomada visando a precaução e prevenção em razão da mortandade dos peixes.

A liberação da pesca será emitida pelo IAP. De acordo com o chefe regional do IAP em Toledo, Tassiano Cesar Freire Maranhão, o instituto está monitorando a bacia. “Graças que não observamos nenhum peixe morto nesse deslocamento. O IAP vem fazendo um trabalho de monitoramento da qualidade físico-química e toxicológica da água e, assim que estes exames forem concluídos e mostrem que não haja nenhum agente contaminante, a pesca deverá ser liberada”, disse.

Na próxima semana deve ocorrer a reposição de peixes nos rios que compõe a bacia do Piquiri, como o Goioerê e o Cantu.

Para o IAP, a culpa da mortandade de peixes pode ser da falta de conservação do solo, que causa processos erosivos em propriedades rurais, leva terra para a água e eleva a turbidez, com alta concentração de nutrientes. Além disso, muitos pescadores amadores utilizam grãos para atrair os peixes e estes podem estar com agrotóxicos.

(Com informações: Redação e G1)

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Juranda