15 de dezembro de 2017
PUBLICIDADE
Chiquinho Sorvetes 01
Chiquinho Sorvetes 01

Suco de Soja Faz Mal ou Faz Bem?

PUBLICADO DIA: 13/06/2017
POR: Portal Juranda
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someoneShare on LinkedIn

O amplo interesse do consumidor na busca por produtos mais saudáveis e por alimentos que auxiliassem a manter a saúde e a boa forma fez crescer o interesse da indústria em desenvolver produtos que sejam práticos, feitos com ingredientes benéficos ao organismo e que tenham propriedades funcionais.

 


Muitos são os alimentos produzidos com apelo funcional e com a promessa de melhorias em diversos aspectos da saúde, e entre eles estão os sucos de soja. Mas será que estes produtos funcionam mesmo? O suco de soja faz mal ou faz bem à saúde? Conheça um pouco sobre o mercado dos produtos feitos com a soja e entenda melhor quais são os fatos e os mitos sobre este produto.

O uso da soja nos alimentos funcionais

Os produtos conhecidos como funcionais representam um novo segmento dentro da indústria e possuem como principal apelo a ideia de que podem não só melhorar diferentes aspectos da saúde física e mental, como também podem auxiliar na prevenção de muitas doenças, entre elas as doenças crônicas degenerativas.

 

Entre os muitos nutrientes utilizados pela indústria de alimentos nos produtos considerados saudáveis estão as proteínas vegetais, juntamente com os derivados de leite, pois estas são consideradas excelentes fontes de proteínas, contendo uma variedade grande de aminoácidos essenciais.

As proteínas vegetais são ótimas alternativas para serem utilizadas no lugar das proteínas animais que, normalmente, são ricas em aminoácidos, mas também são acompanhadas de gorduras consideradas nocivas para a saúde. Entre todas as proteínas vegetais utilizadas nestes produtos, a soja é a mais utilizada, participando de inúmeros produtos.

O mercado dos produtos de soja

A soja é uma leguminosa e tem sido utilizada há muitos séculos pelos povos orientais, fazendo parte da dieta básica de muitos países e sendo, há algumas décadas, utilizada como matéria-prima em diversos tipos de produtos industrializados nos países ocidentais, entre eles os vários tipos de farinhas, as proteínas concentrada, isolada e texturizada de soja, o tofu, o leite de soja, as bebidas lácteas, os produtos congelados e os sucos de soja que são bastante consumidos atualmente.

 

  • Veja mais:Alimentos à base de soja

No Brasil, a soja vem se destacando cada vez mais, tornando-se um dos produtos mais rentáveis no país para exportação. O Brasil atualmente é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Devido ao alto valor nutritivo da soja, esta se tornou uma importante matéria-prima para a produção de derivados, sendo uma excelente alternativa para a alimentação saudável.

Entre os diferentes produtos derivados da soja que estão disponíveis atualmente no mercado, os sucos de soja se destacam por serem os mais conhecidos pelos consumidores e também os mais bem aceitos. Com o aumento do consumo de sucos de soja, muitos pesquisadores questionam se de fato este produto traz tantos benefícios e se o suco de soja faz mal ou faz bem.

O suco de soja faz mal ou faz bem à saúde?

A soja é uma excelente fonte de fibras, vitaminas como as do complexo B (B1, B2, B6) e a vitamina K, e minerais, entre eles o cálcio, o ferro, o selênio, o potássio e o magnésio, além de conter diversos ácidos graxos essenciais, entre eles o linoleico e o linolênico. A soja também é rica em substâncias chamadas de isoflavonas, que são compostos fenólicos encontrados nas leguminosas e são consideradas funcionais.

Muitas pesquisas vêm relacionando os alimentos à base de soja à redução dos riscos de várias doenças, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, nas doenças crônicas degenerativas, auxiliando no tratamento hormonal, no combate à obesidade, entre outros.

Entre as muitas bebidas disponíveis no mercado, os sucos de soja estão se tornando uma alternativa no lugar dos sucos concentrados e dos refrigerantes que apresentam alto teor de açúcares.

Alguns nutricionistas avaliam que os sucos de soja contêm altos teores de sódio em sua composição e que as isoflavonas presentes na soja podem causar problemas em mulheres durante o período da menopausa e também em crianças, causando problemas na puberdade. Outros profissionais, por sua vez, acreditam que o suco de soja faz bem, mas aconselham que sejam consumidos com moderação.

 

 

Outra questão bastante levantada é que a soja é um alimento de digestão mais difícil e que isto pode acarretar problemas de alergias, principalmente em crianças pequenas, sendo assim tão prejudicial quanto a lactose, que também pode causar problemas alérgicos.

Veja, a seguir, os motivos pelos quais alegam que o suco de soja faz mal e quais são os fatos relacionados a este produto:

– Alto consumo de isoflavonas

 

O principal questionamento sobre os benefícios reais do suco de soja e sobre os possíveis problemas causados por este produto está na presença das isoflavonas. Estas substâncias são fitoestrógenos e recebem este nome porque possuem composição semelhante ao hormônio estrogênio, que é produzido pelo organismo feminino.

 

As isoflavonas, por sua vez, são conhecidas por seus inúmeros benefícios, entre eles a redução dos sintomas ruins durante o período da menstruação, como as dores de cabeça, a insônia, problemas de ansiedade, depressão, mudanças de humor, irritabilidade, entre outros, auxiliando também na redução dos riscos de doenças como o câncer de mama.

Outros estudos em relação à isoflavona mostram que esta, quando utilizada em doses que excedem os níveis encontrados nas dietas tradicionais, pode causar efeitos colaterais, interferindo no controle hormonal, causando problemas endócrinos, a supressão da tireoide, além de problemas relacionados à sexualidade.

 

 

A quantidade máxima recomendada pela Food And Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, é de 25 mg de proteína de soja por dia, garantindo uma dose saudável deste ingrediente na alimentação.

Infelizmente, a variedade de produtos industrializados à base de soja disponível no mercado pode causar o aumento expressivo do consumo de isoflavonas por dia, determinando o motivo pelo qual muitos profissionais questionam se o suco de soja faz mal ou faz bem à saúde.

– Alto teor de sódio

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) com nove marcas conhecidas de suco de soja declarou que as bebidas à base de soja continham até 20 vezes mais sódio do que o teor declarado nas respectivas embalagens e rótulos.

Algumas marcas bastante conhecidas, por exemplo, alegavam que continham 0 mg de sódio para cada 200 mL de suco de soja. No entanto, pesquisadores encontraram teores acima de 20 mg de sódio em cada 200 mL nestas bebidas. Dependendo da quantidade de bebida consumida por dia, os níveis de sódio podem ser muito altos e acima dos recomendados na ingestão diária.

O sódio pode causar diversos problemas de saúde, entre eles o aumento da retenção de líquido e, como consequência, do peso corporal, o aumento da pressão arterial e maior incidência de problemas renais causados pela alta concentração de minerais que causam a formação de cristais.

Outro estudo realizado pela Universidade de Shimane, no Japão, mostrou que pessoas que consomem sal todos os dias têm maior risco de desenvolver a osteoporose, pois o sódio promove a perda de cálcio através da urina e, para compensar esta perda, o organismo retira o cálcio presente nos ossos.

– Benefícios das isoflavonas

Entre os muitos questionamentos sobre o suco de soja, existem pesquisas que mostram que as isoflavonas também podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, da osteoporose, de diversos tipos de câncer, entre muitos outros problemas de saúde, auxiliando também na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo.

Conclusão

Pode-se avaliar pelas questões levantadas anteriormente que realmente existem muitos benefícios associados ao consumo da soja e que diversos estudos mostram que o suco de soja faz bem realmente à saúde.

No entanto, muitas empresas incluem outras substâncias nos produtos industrializados, como é o caso dos altos valores de sódio presentes em marcas conhecidas, e o consumo excessivo destes pode de fato acarretar em problemas para a saúde.

Portanto, recomenda-se que toda mudança de alimentos feita na dieta deva sempre ser previamente avaliada por um profissional adequado e que estes produtos devem ser consumidos somente por adultos saudáveis.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Juranda